«Basta de tanto sofrer!» uma história do Aqueduto de São Sebastião


O Aqueduto de São Sebastião, popularmente conhecido como os Arcos do Jardim, localiza-se na calçada Martim de Freitas, em frente ao Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, e remonta a um primitivo aqueduto romano, que abastecia a parte alta da povoação.

O atual aqueduto é obra do final do século XVI, sob o reinado de Sebastião de Portugal, com traça do arquiteto italiano Filipe Terzio. Aproveitando o percurso e possivelmente os restos do antigo aqueduto, ligava os morros onde se situavam o mosteiro de Santana e o Castelo de Coimbra, vencendo uma depressão em vinte e um arcos.
O Arco de Honra é de cantaria de pedra, e no seu topo destaca-se um conjunto de duas esculturas representando, do lado Norte São Roque, e do lado Sul São Sebastião.

Foram muito faladas algumas aventuras académicas nos arcos, sendo a mais conhecida a 1859-1860 um grupo de estudantes treparam ao alto do arco nobre em cima do qual se vê ainda hoje o baldaquino que cobre S. Sebastião e S. Roque e arrancaram as setas cravadas no mártir e deixaram um cartaz dizendo «Basta de tanto sofrer!»

Fonte: Trindade Coelho no seu livro “In Ill Tempore: Estudantes, lentes e futricas” (1902:346) 

Comentários

Mensagens populares deste blogue