Foto de Vitor Murta da exposição A POSTCARD FROM COIMBRA 2018



SALA GRANDE DOS ATOS ou SALA DOS CAPELOS

Este espaço foi antiga Sala do Trono (no atual Paço das Escolas moraram, entre 1143-1383, a maioria dos reis da 1ª dinastia portuguesa) e aqui decorreram episódios importantes da História de Portugal, como a aclamação do rei D. João I em 1385. Com a instalação da universidade no Paço, a Sala dos Capelos tornou-se a principal sala da Universidade de Coimbra, pois é aqui que se realizam as cerimónias mais importantes da vida académica.

A configuração atual desta sala data da renovação realizada em meados do século XVII. As paredes desta sala foram revestidas de azulejos tipo tapete, fabricados em Lisboa, e o teto, de madeira, renovado com 172 painéis que apresentam motivos grotescos (representando monstros marinhos, índios, sereias, plantas).

Nas paredes podem observar-se os retratos de todos os reis portugueses - desde D. Afonso Henriques até D. Manuel II – com a exceção da dinastia Filipina (no período entre 1580 e 1640 Portugal esteve sob domínio espanhol).

À volta da sala encontram-se os bancos doutorais, onde se sentam os Doutores durante as cerimónias académicas. Ao meio e a dominar a sala, está a cadeira reitoral onde o Magnífico Reitor (ou, na sua ausência, um outro Doutor designado) preside aos atos solenes. Os convidados e restante público podem assistir às cerimónias no nível mais baixo da sala.

Originalmente, a prisão académica, instalada na universidade em 1593, funcionou no piso por baixo desta sala (que no final do século XVIII foi transferida para o piso inferior do edifício da Biblioteca Joanina).

Durante uma revolta estudantil no contexto da implantação da República, em 1910, a Sala dos Capelos foi vandalizada: destruída a cátedra e baleados os retratos dos reis D. Carlos e de D. Manuel II, sendo ainda visíveis as marcas das balas.


Comentários

Mensagens populares deste blogue