REAL CAPELA DE S. MIGUEL

O edifício da Capela de S. Miguel foi construído provavelmente no século XII e era usado como oratório privativo do antigo Paço Real. A estrutura atual foi o resultado de trabalhos e reforma do Paço Real, dirigidos durante o século XVI por ordem de D. Manuel .

A estrutura arquitetónica de estilo manuelino é visível no portal exterior, nos janelões e no arco cruzeiro.

A decoração interior foi realizada nos séculos XVII e XVIII, transformando este espaço num ambiente sumptuoso e com harmonia, onde se destacam os tetos, o revestimento azulejar, o altar-mor, o Sacrário e o Órgão.

No teto do altar está representada a Divina Sapiência, figura mítica que representa a sabedoria. Destacam-se ainda os emblemas das Faculdades maiores, segundo a antiga organização universitária: Teologia, Cânones, Direito Civil e Medicina.

O grande retábulo, que reveste o altar-mor, data do séc. XVIII e é ornamentado de talha dourada com um grande trono central. Do seu lado esquerdo está representado São Miguel, protetor de D. Afonso Henriques.

Também à esquerda do altar apresenta-se o altar a Nossa Senhora da Luz, padroeira da comunidade, e também, S. José e Sto. Agostinho; do lado direito está o altar de Santa Catarina e os jesuítas Inácio de Loyola e Francisco de Borja; ao lado, encontra-se a Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Universidade.

Os azulejos tipo “tapete”, aplicados no séc. XVII e que revestem grande parte da capela, remetem para o estilo decorativo persa e no teto da nave central encontra-se o brasão real.

Sobressai no conjunto da Capela o Órgão barroco, que data de 1733-1737, decorado com motivos orientais (figuras asiáticas vestidas ao estilo europeu), com mais de 2.000 tubos. Atualmente, ainda é utilizado em missas solenes e noutras ocasiões religiosas.

Por cima do Coro, destinado ao grupo musical de académicos que participam nas celebrações dominicais, está a tribuna real, espaço onde a família real assistia às cerimónias com uma vista privilegiada sobre a Capela.


NOTA
A Capela de S. Miguel continua a ser usada regularmente para o culto – todos os domingos é celebrada missa. É, actualmente, uma das duas únicas capelas reais existentes em Portugal.

É possível a sua utilização para a realização de casamentos e outras cerimónias restritas a membros da comunidade universitária.

Comentários

Mensagens populares deste blogue