1 de Março de 1290. 729 ANOS de HISTÓRIA 

                                           "Documento Precioso" de fundação da Universidade


É este o documento mais antigo que atesta a existência da Universidade. Foi trazido para o Arquivo da Universidade em 1912, quando então se encontrava no arquivo do cabido da Sé de Viseu, por iniciativa do seu Diretor, o Doutor António de Vasconcelos que o designou "Documento precioso".
É hoje um dos mais preciosos tesouros que se conserva no Arquivo da Universidade de Coimbra.

O Estudo Geral do Reino ou Universidade Portuguesa fundada por D. Dinis, em Lisboa, a 1 de Março de 1290, mas só a 9 de Agosto o Papa Nicolau IV assinou a bula de confirmação: De statu regni Portugalise (Livro Verde da Universidade de Coimbra), criando o estudo sobre o Direito Canónico, Direito Civil, Medicina, Gramática e Dialética- as duas últimas constituíam as Artes. 

A 26 de Fevereiro de 1308, por bula do Papa Clemente V- Profectibus publicis- foi autorizada a transferência da Universidade para Coimbra. 
D. Afonso IV, transfere novamente a Universidade para Lisboa em 1338 e em 1354 volta de novo a Coimbra por determinação do mesmo rei. Em 1377, volta a Lisboa com o rei D. Fernando e só em 1537, a Universidade, o Colégio Real ou antes, as Escolas Gerais fixam-se definitivamente em Coimbra. 

Com Sete séculos e vinte e nove anos, a Universidade de Coimbra conta com um património material e imaterial único, peça fundamental na história da cultura científica europeia e mundial. Estudar e investigar na Universidade de Coimbra é dar continuidade à história da matriz intelectual do país, que já formou as mais destacadas personalidades da cultura, da ciência e da política nacional.


                                                                     Tradução portuguesa




                                                                     Transcrição latina



Fonte Arquivo da Universidade de Coimbra

Comentários

Mensagens populares deste blogue