Sala dos Grande Atos | Sala dos Capelos

A principal e mais importante sala da Universidade de Coimbra, pois nesta são realizadas todas as cerimónias académicas solenes tais como os doutoramentos solenes ou Honoris Causa, a investidura do reitor e as sessões de abertura solene das aulas. Mas antes da instalação definitiva da Universidade no antigo Paço Real e da sua transformação em Paço das Escolas, esta fora a Sala do Trono e só em 1537 passou a ser usada para as mais importantes cerimónias da vida académica.
Nesta mesma sala se realizaram as famosas Cortes de Coimbra de 1385 onde se elegeu João, Mestre de Avis como João I Rei de Portugal, dando inicio à segunda dinastia, a dinastia de Avis.
A Sala dos Capelos passou por duas remodelações, uma primeira executada em 1639, por Marco Pires na altura em que D. Manuel Saldanha era reitor quando também fora realizado o tecto da sala pelo pintor portuense Jacinto da Costa, um especialista em grotescos já no ano de 1655, tecto de impressionantes dimensões; uma segunda durante as Reformas Pombalinas de 1773 durante o reitorado de D. Francisco de Lemos.
Esta sala é composta por uma excelente galeria de retratos a óleo dos reis de Portugal intercalados entre as janelas. Os dezoito quadros que representam os reis que antecedem D. João IV foram pintados por Carlos Falch. Os retratos de D. João IV, D. Pedro IV, D. Maria II e D. Pedro V, foram pintados por João Baptista Ribeiro (1790-1868). O retrato de D. Luís I de Portugal, pintado em 1862, foi executado por José Rodrigues, enquanto o retrato de D. Carlos I de Portugal, pintado em 1899, foi feito por Leopoldo Battistini, assim como em 1908 o do último monarca retratado, D. Manuel II de Portugal. Não estão na galeria os reis espanhóis. 



Comentários

Mensagens populares deste blogue